22/04/2015 - Reuniões Públicas do PMSB acontecem em abril

Os Planos Municipais de Saneamento Básico – PMSB, do CIPAE G8 tem novas etapas em andamento. Durante o mês de abril estão sendo realizadas reuniões públicas com objetivo de apresentar à população dos oito municípios o Relatório da Prospectiva e Planejamento Estratégico – Produto D.
Conforme informação do G8, neste produto são elaboradas as estratégias de atuação para o avanço das condições dos serviços de saneamento dos municípios. Conforme Maico Juarez Barghahn, Secretário Executivo do G8, “o planejamento estratégico aborda problemas de vários tipos, define a população implicada, as expectativas, e a relação entre as causas e efeitos. Além disso, identificam os objetivos, agentes, opções, sequência de ações, prevendo consequências, avaliando escalas de valores e abordando táticas e estratégias”.
Ele explica que as metodologias das prospectivas procuram identificar cenários futuros possíveis e desejáveis, com o objetivo de nortear a ação presente. “Por meio de cenários podem-se transformar o ambiente em condições racionais para a tomada de decisão, servindo de referencial para a elaboração do plano estratégico de execução de programas, projetos e ações que serão implementados na próxima fase do referido Plano”, salienta.
Os planos estão sendo elaborados com recursos conquistados pelo G8 junto ao Governo Federal e serão concluídos até o final deste ano.
As reuniões públicas já foram realizadas em Cruzeiro do Sul, Santa Clara do Sul e Progresso. Abaixo as datas das próximas reuniões:

23/04 – Forquetinha
10h Câmara de Vereadores