26/08/2015 - Funasa debate gestão do saneamento com Cipae G8

A cooperação institucional entre a Funasa e Consórcio Público Intermunicipal para Assuntos Estratégicos do G8 (Cipae-G8), cujo convênio 0641/13 com o Governo Federal aportará R$ 4,9 milhões na área de resíduos, reuniu na terça-feira (02), em Marques de Souza, seus representantes para debater o planejamento na área de recursos hídricos. O abastecimento seguro da água e a gestão regional com a interface das bacias hidrográficas e comitê de bacias centraram o debate entre os oito prefeitos do consórcio e o superintendente Gustavo de Mello.
Para Mello, o Cipae possui um bom trabalho na área de resíduos e  deverá enfrentar a   questão  do saneamento de forma integrada. “O Consórcio permite mais políticas de estado e o abastecimento deve ser enfrentado de forma regionalizada. O debate do uso da água tem que ganhar estatura, planejamento e gestão”, disse o superintendente, para quem a “tarifa é um importante instrumento na gestão dos recursos hídricos”.
Segundo ele, diante da gravidade representada pela escassez da água não se pode mais adiar a discussão sobre a forma de financiamento do setor, bem como, trazer inovações tecnológicas para o debate. “Aspectos relacionados à macromedição, indispensáveis no gerenciamento das perdas dos sistemas de abastecimento e, micromedição para avaliar o consumo individual de modo a garantir maior economia e motivar conceitos de sustentabilidade e cidadania devem ser considerados”, avaliou.
As associações hídricas e o saneamento rural estiveram na pauta do encontro com o prefeito de Marques de Souza, Ricardo Kich, destacando que percebe dificuldades na manutenção da autogestão do sistema. Para os presentes, a pressão pelo desenvolvimento socioeconômico e a obrigação dos administradores em garantir a saúde pública das populações entram nesta equação  do controle sobre os recursos hídricos.
O presidente do Consórcio, Fabiano Immich, prefeito de Santa Clara do Sul, conduziu a reunião que pretendeu dar um encaminhamento estratégico para a questão da água na região.  Para o secretário- executivo, Maico Berghahn, o tema dos resíduos e do controle da água deve ser institucionalizado dentro do Cipae através da formação de um grupo de trabalho sistemático.
O Cipae é formado pelos municípios de Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso, Sério e  Santa Clara do Sul, localizados no Vale do Rio Taquari. O convênio com a Funasa para a implantação do sistema de resíduos sólidos prevê uma Central de Triagem, PEVs e aquisição de equipamentos e lixeiras para a coleta seletiva.