Com a realização das eleições no início do mês de outubro, diversos municípios do Vale do Taquari terão novos administradores a partir do dia 1 de janeiro. Dentre as oito cidades que integram o CIPAE Consórcio Intermunicipal para Assuntos Estratégicos do G8, apenas três prefeitos permanecem ocupando o cargo em 2025.
Desta forma, cerca de 63% do grupo será renovado a partir do próximo ano. Apenas os prefeitos Moisés de Freitas, de Sério, Paulo Schmitt, de Progresso, e Fábio Mertz, de Marques de Souza, foram reeleitos e seguem à frente de seus municípios. Outro nome já conhecido no consórcio é o de Maico Berghahn. Atual vice-prefeito de Canudos do Vale e secretário do G8, ele foi eleito prefeito no município e, portanto, também permanece.
O processo de transição da equipe e a estruturação da nova diretora já esteve em debate durante o último encontro, realizado em Santa Clara do Sul. O atual presidente do G8 e prefeito de Cruzeiro do Sul, João Dullius, não concorreu à reeleição e é um dos que irá deixar o cargo no fim do ano. O assunto deve voltar à pauta no próximo encontro. O grupo volta a se reunir no dia 13 de dezembro, em Marques de Souza.
O G-8 é formado pelos municípios de Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul e Sério, que atuam de forma conjunta pensando na economia de recursos e qualidade de vida da população.