07/05/2021 - G-8 discute substituição de escavadeira e conclusão de central de triagem

Nesta quinta-feira (06) foi realizada mais uma reunião do G-8 que tem como presidente o prefeito de Cruzeiro do Sul João Dullius. O encontro foi realizado no município de Progresso e entre os assuntos discutidos está a substituição da Escavadeira Hidraulica, que já completa 9 mil horas e começa a exigir uma manutenção mais constante e a conclusão da Central de Triagem de Residuos Solidos, localizada em Progresso e cuja obra está parada.

A conclusão da obra depende de vistoria técnica da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Mais de 70% da sede administrativa e 47,25% do espaço físico da central foram executados. “A empresa desistiu do projeto e por isso precisamos fazer nova licitação. Para dar andamento neste processo dependemos de vistoria do departamento de engenharia da Funasa. Eles usam a pandemia como desculpa para postergar a verificação da obra”, explica Dullius. Conforme a assessoria do consórcio público, pelo projeto inicial, a próxima etapa requer investimento de R$ 931 mil, recurso já disponibilizado pela fundação.

O convênio com a Funasa para construção da central de triagem foi assinado ainda em 2013. As obras iniciaram efetivamente em 2017 e não foram concluídas. A morosidade nas etapas de aprovação do projeto e o aumento de custos fizeram a empresa FredWest, vencedora da licitação na época, desistir da obra.

A estrutura de triagem abrange a parte operacional onde ocorre a recepção e separação dos resíduos produzidos nos municípios de abrangência do G8, formado por Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Progressos, Santa Clara do Sul e Sério.

Diversos outros assuntos foram levantados e devem ser aprofundados na próxima reunião, marcada para o dia 10 de junho em Santa Clara do Sul, quando devem se fazer presentes também, os secretários de Administração e os Assessores jurídicos dos municípios.

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.