18/06/2021 - Presidente do G-8, João Dullius relata postes de madeira e falta de podas por parte da RGE

O grupo de municípios que se emancipou de Lajeado compõe Consórcio Intermunicipal para Assuntos Estratégicos (Cipae) do G-8 discute formas cobrar melhorias no abastecimento de energia elétrica por parte da concessionária RGE. Em entrevista na Rádio Independente nesta quarta-feira (16), o presidente do G-8 e prefeito de Cruzeiro do Sul, João Dullius, disse que na próxima reunião do grupo, em 15 de julho, um representante da empresa deve estar presente e ouvir as demandas e reclamações dos municípios.

Dullius relata que os problemas são maiores onde há maior incidência de postes de madeira. “Continua sendo o problema os postes de madeira”, reforça. O prefeito destaca que onde foi trocado por postes de concreto, bem como realizada a poda de vegetação nos arredores, os problemas praticamente foram solucionados. Ele lembra que, antes da pandemia, a concessionária fazia um programa de cortes de árvores, um trabalho que contava com o auxílio de equipes da prefeitura. “Isso se vê que parou”, pontua.

O prefeito diz que os clientes de áreas da RGE foram mais afetados do que aqueles atendidos por cooperativas como a Certel Energia. “A nossa dificuldade não é questão de horas, é questão de dias”, afirma Dullius, sobre o tempo de espera até a energia ser restabelecida.

A população toda sente, mas os mais afetados são os agricultores. “Nem todos têm geradores dentro de suas propriedades. Os relatos que mais se escuta são de carne estragada, não podendo trabalhar com motores para alimentação dos animais, sejam aves, suínos ou gado de leite. Foi unânime a dificuldade de todos os municípios pela demora, 4 a 5 dias sem energia”, ressalta o prefeito.

Saiba mais

O G-8 é formado pelos municípios de Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul e Sério.

Fonte: Rádio Independente