30/09/2021 - Definida uma das rotas de cicloturismo do G-8

Está em fase final de elaboração o projeto para a criação de uma rota cicloturística no Vale do Taquari. O assunto tem sido discutido nas últimas reuniões do CIPAE Consórcio Intermunicipal para Assuntos Estratégicos do G-8 e irá voltar à pauta do próximo encontro, marcado para o dia 8 de outubro, em Boqueirão do Leão.

A proposta é pioneira para a região e deve ser dividida em dois roteiros. O principal deles já está definido e contempla aproximadamente 134 km, passando por seis municípios. O outro, que ainda está em fase de análise, poderá integrar as outras duas cidades que fazem parte do consórcio, Cruzeiro do Sul e Santa Clara do Sul. O projeto está sendo estruturado em parceria com a empresa Nomas.

A primeira rota, de 26,1 quilômetros, inicia em Sério. O trajeto seguinte, de 19,4 quilômetros, cruza entre Boqueirão do Leão e Progresso. Na sequência estão previstos mais 23,1 quilômetros até a localidade de Tamanduá, em Marques de Souza. O quarto ponto de parada fica em Canudos do Vale, após mais 20,3 quilômetros. A quinta rota, de 16 quilômetros, leva a Forquetinha. De lá, os ciclistas podem encarar mais 29 quilômetros para chegarem novamente no ponto de partida.

A rota terá início e fim preferencialmente em Sério, mas os participantes também podem partir e chegar no centro de cada uma das seis cidades. O roteiro será sinalizado com placas que irão indicar pontos de interesses culturais e ambientais, ou alertando sobre a presença dos praticantes na via. Os mesmos percursos também podem ser adaptados futuramente para a atividade de caminhada.

O G-8 é formado pelos municípios de Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul e Sério, que atuam de forma conjunta pensando na economia de recursos e qualidade de vida da população.

 

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.