20/10/2021 - Projeto de cicloturismo do G-8 deve ser concluído até o final do ano

Já está em estágio avançado de execução o projeto de cicloturismo desenvolvido pelo CIPAE Consórcio Intermunicipal para Assuntos Estratégicos do G-8. O roteiro principal, de aproximadamente 134 km, irá passar por seis municípios. A proposta é pioneira para a região e inspirada na Rota Germânica, que inclui 14 cidades da Serra Gaúcha.

De acordo com o prefeito de Sério e vice-presidente do G-8, Moisés Freitas,  por mais que as condições climáticas tenham atrapalhado o andamento do processo, a previsão é que a rota já seja concluída ainda em 2021. Nos últimos dias um técnico responsável da empresa Nomas, responsável pela execução do projeto, já iniciou um pedal pelo trajeto, percorrendo o trecho entre Boqueirão do Leão e Progresso e de Boqueirão até Sério.

“Num primeiro momento este percurso está previamente mapeado através do Google. Agora o próximo passo é o nosso técnico fazer o pedal, para termos a medição exata das distâncias e identificação dos pontos turísticos, dos pontos importantes dentro de cada comunidade que o roteiro vai passar. Então ele faz todo esse mapeamento, este circuito e, posteriormente, será montado o mapa físico e digital”, explica.

Além de estar disponível no site das prefeituras e no site do G-8, também será possível acessar o mapa através de um aplicativo. Lá os usuários ainda poderão encontrar informações sobre pontos de identificação, de alimentação, pontos turísticos, distâncias e altimetria. “Nós também teremos identificação ao longo do percurso. Essas placas vão orientar os motoristas sobre a presença de ciclistas nestas vias e indicar os pontos de parada. Então, existe uma conciliação de dados, desde as placas físicas, até o mapa digital”, ressalta.

A rota terá início e fim preferencialmente em Sério, mas os participantes também podem partir e chegar no centro de cada uma das seis cidades. Os mesmos percursos também podem ser adaptados futuramente para a atividade de caminhada.

O primeiro trajeto, partindo de Sério, tem 26,1 quilômetros. A etapa seguinte, de 19,4 quilômetros, cruza entre Boqueirão do Leão e Progresso. Na sequência, estão previstos mais 23,1 quilômetros até a localidade de Tamanduá, em Marques de Souza. O quarto ponto de parada fica em Canudos do Vale, após mais 20,3 quilômetros. A quinta rota, de 16 quilômetros, leva a Forquetinha. De lá, os ciclistas podem encarar mais 29 quilômetros para chegarem novamente no ponto de partida.

Freitas lembra ainda que grande parte do percurso será de estrada de chão, levando em conta os atrativos naturais. “Até procuramos tirar este circuito da rodovia por uma questão de segurança também. Teremos um mapeamento via asfalto, como uma segunda opção de rota. Mas, decidimos pelos atrativos naturais, para fazer o usuário estar mais em contato com a natureza”, esclarece. Segundo Freitas, também está em análise um segundo trajeto, integrando as outras duas cidades que fazem parte do consórcio, Cruzeiro do Sul e Santa Clara do Sul.

O G-8 é formado pelos municípios de Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul e Sério, que atuam de forma conjunta pensando na economia de recursos e qualidade de vida da população.