21/12/2021 - Projeto das Olimpíadas do G-8 é apresentado durante reunião em Canudos do Vale

O CIPAE Consórcio Intermunicipal para Assuntos Estratégicos do G-8 realizou sua última reunião do ano de 2021 na manhã desta terça-feira (21). O encontro teve início às 9h e aconteceu na Prefeitura Municipal de Canudos do Vale. Entre os principais assuntos discutidos esteve a Olimpíada do G-8, prevista para 2022.

A possibilidade de retorno dos jogos escolares foi levantada pelo prefeito de Sério e vice-presidente do consórcio, Moisés de Freitas, durante a reunião ocorrida no mês de novembro. O município estruturou uma proposta inicial e apresentou para os demais gestores.

O projeto prevê a integração de estudantes do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) das escolas municipais e estaduais. Inicialmente foram pensadas oito diferentes modalidades, como futsal, salto em distância, vôlei e basquete. Os jogos seriam realizados em duas etapas, sendo uma em maio e outra em setembro do próximo ano.

A reunião contou ainda com a presença das equipes de licitações de cada prefeitura, que debateram sobre o processo de contratação para o recolhimento de lixo em cada município. Na presença deles, os prefeitos também avaliaram o curso da nova lei de licitações, que aconteceu entre o final de novembro e o início de dezembro. Foi proposto a realização de um novo módulo de capacitação dentro da área para o primeiro semestre de 2022.

O secretário executivo do Consisa (Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari), Nilton Rolante, também participou do encontro e falou sobre a importante atuação do consórcio frente aos municípios do Vale do Taquari. Por fim, os prefeitos discutiram e aprovaram o orçamento do G-8 para 2022.

Em razão do período de recesso de muitos dos gestores em janeiro, o próximo encontro do G-8 irá acontecer no mês de fevereiro, em data ainda a ser definida. O G-8 é formado pelos municípios de Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul e Sério, que atuam de forma conjunta pensando na economia de recursos e qualidade de vida da população.