06/10/2022 - G-8 volta a debater implantação da Central de Triagem para Resíduos

A implantação da Central de Triagem para Resíduos Sólidos voltou a ser tema de debate durante uma reunião do CIPAE Consórcio Intermunicipal para Assuntos Estratégicos do G-8. Na manhã desta quinta-feira (6), o encontro realizado na Prefeitura Municipal de Forquetinha contou com a participação do superintendente adjunto da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no Rio Grande do Sul, Antônio Boszko e do promotor de Justiça do Ministério Público de Lajeado, Sérgio Diefenbach.

A ideia dos prefeitos é finalizar o complexo que começou a ser construído em 2017. Até o momento, mais de 70% da sede administrativa e 47,25% do espaço físico da central foram executados. No entanto, a conclusão depende da visita de um engenheiro técnico da Fundação. De acordo com Boszko, a Funasa tem apresentado um déficit de recursos humanos para conseguir atender todas as demandas necessárias.

Atualmente o Estado não conta com nenhum profissional da Fundação capacitado para realizar a visita. Durante as discussões, o superintendente garantiu que deve viabilizar a vinda de um engenheiro de outro estado para realizar o procedimento de vistoria. Esta confirmação deve ser repassada ainda durante o mês de outubro para os representantes do G-8

Outro tema abordado foi o lançamento do roteiro de cicloturismo. Segundo o prefeito de Sério e vice-presidente do G-8, Moisés de Freitas, a programação já está montada e deve ser divulgada com detalhes nos próximos dias. O evento será realizado ao longo de dois dias, de forma pioneira no RS.

A próxima reunião do Consórcio está marcada para o dia 10 de novembro, em Santa Clara do Sul. O G-8 é formado pelos municípios de Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul e Sério.