25/04/2023 - Prefeitos do G-8 se reúnem com Secretária Estadual do Meio Ambiente

Os prefeitos que integram o CIPAE Consórcio Intermunicipal para Assuntos Estratégicos do G-8 estiveram em Porto Alegre, na capital do Rio Grande do Sul, na manhã desta segunda-feira (24). O grupo se reuniu com a Secretária Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, e diretores da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para tratar sobre assuntos relacionados à pasta.

Além dos prefeitos, também participaram representantes técnicos de cada um dos municípios. Entre os principais temas, foi tratado sobre o Convênio da Mata Atlântica e também a respeito da dificuldade que os municípios têm encontrado em atender as solicitação da sema/Fepam para renovar os convênios, principalmente com relação a elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA)

Até o momento nenhum dos municípios elaborou o plano, pois necessita da contratação de empresa para esta elaboração. Durante o encontro a secretária comentou que será reavaliado o processo de conceção do convênio para verificar possíveis problemas. Por outro lado, o G8 ficou de elaborar um documento justificando a dificuldade em elaborar os PMMA.

A próxima reunião do Consórcio está marcada para o dia 4 de maio, em Marques de Souza. O G-8 é formado pelos municípios de Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul e Sério, que atuam de forma conjunta pensando na economia de recursos e qualidade de vida da população.