Caminho das Cascatas - Roteiro Turístico Caminho das Cascatas

Sentir a brisa, o cheiro do mato, caminhar por trilhas repletas de verde, observando a riqueza da fauna e flora da mata atlântica, banhando-se em cascatas e riachos de águas límpidas ou curtindo a beleza de extensas geadas. Tudo isso acompanhada de saborosas refeições coloniais, com toque das culturas italiana e gaúcha. Assim é o Caminho das Cascatas, roteiro desenvolvido pelos municípios de Boqueirão do Leão, Progresso e Sério, região alta dos vales.

O passeio inicia em Sério, um pequeno e simpático município titulado como a Serra do Vale por situar-se na parte alta do Vale do Taquari. O município tem geografia diversificada com destaque para montanhas, vales, pequenos riachos, cascatas e paredões. A qualidade do oxigênio nas matas nativas mais altas, a 670 metros de altitude, faz brotar fungos raros nas árvores e presenteia os visitantes com uma aragem constante.

Ali o visitante é levado a conhecer a trilha da Cascata da Bugrinha e Gruta dos Bugres, onde são contadas as lendas do local. A caminhada em meio a mata termina 5 quilômetros adiante, na localidade de Alto Sampaio, aos pés de um paredão de arenito com mais de 80 metros de altura e onde é possível banhar-se nas águas esverdeadas do arroio Sampaio. Vale visitar o Camping Decker, onde é servida uma deliciosa comida caseira.

No município de Boqueirão do Leão, o relevo abrupto, com densas matas, clima de estações bem definidas, paisagem de serra e as inúmeras cachoeiras que brotam por entre os vales encantam os visitantes. Nos atrativos mais conhecidos como as Cascatas do Gamelão e de Colônia Jardim, é possível chegar de carro bem próximo das quedas. À noite, o jantar é servido no Sítio Daniela onde o visitante terá a oportunidade de provar das delícias da culinária caseira, preparadas em fogão à lenha, com destaque para a paçoca de pinhão, que tem entre seus ingredientes a carne de porco e o fruto típico da região, o pinhão.

Um vasto caminho de hortênsias, em meio a curvas e montanhas, é a porta de entrada para o município de Progresso. Quem por ali chega logo se depara com estonteantes paisagens, cenários rurais bucólicos que convidam a uma parada. De colonização italiana e com forte influência do tradicionalismo gaúcho, a culinária é um dos destaques do Caminho das Cascatas em Progresso. Na propriedade da família Campiol, depois da longa caminhada para admirar os 98 metros da Cascata do Moinho, um farto café com difentes tipos de geleias caseiras, frutas, pães, bolos, salame e queijo é servido aos visitantes.

Os passeios podem ser realizados de duas formas: em caminhadas de longo curso (45km e 20km) com deslocamento em veículo entre os municípios, ou com transporte, sendo necessário caminhar apenas nos trechos onde não é possível chegar de carro.

É necessário o acompanhamento de condutor local e agendamento prévio.

 

Informações:

www.caminhodascascatas.wix.com

turismo@cipaeg8.com.br

caminhodascascatas@gmail.com

51 8444 6512

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.